É uma área médica especializada na relação entre o meio de trabalho e a saúde dos colaboradores.
Também conhecida como Medicina do Trabalho, atua na prevenção e tratamento de doenças ou ainda ferimentos que ocorram especificamente no ambiente de trabalho.
Os exames médicos ocupacionais obrigatórios que estão previstos dentro da NR – 7 (Norma Regulamentadora – 7) e que o Laboratório Kenya realiza são:


 Admissional: Deverá ser realizado antes que o colaborador inicie suas atividades.
Periódico: Periodicamente conforme solicitação do médico coordenador do PCMSO (Programa Médico de Saúde Ocupacional), levando em consideração a análise de risco do setor laboral, como também a idade do funcionário.
 Retorno ao Trabalho: Exame obrigatório a ser realizado sempre que o colaborador estiver afastado de suas atividades por período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença, acidente de trabalho ou não ou parto.
 Mudança de função: Exame realizado obrigatoriamente antes da data da mudança. É considerada mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que exporá o empregado a um risco diferente do exercido na atividade anterior.
 Demissional: Realizado antes da data de homologação da dispensa, ou até o desligamento definitivo do trabalhador, nas situações excluídas da obrigatoriedade de realização da homologação, desde que o último exame ocupacional tenha sido realizado há mais de 135 dias para empresas de grau de risco 1 e 2, e 90 dias para empresas de grau de risco 3 e 4.